terça-feira, 10 de abril de 2018

CONCEPÇÃO DE JOGO PARA PIAGET

 
Para Piaget, o jogo possui estreita relação com a construção da inteligência. Ressaltando que o prazer que resulta do jogo espontâneo motiva a aprendizagem.

O jogo, enquanto atividade lúdica constitui-se de um caráter educativo tanto na área da psicomotricidade quanto na área afetivo-social, auxiliando na formação de valores como a perseverança a honestidade e o respeito.

Piaget classifica os jogos em três tipos de acordo com as estruturas mentais vista anteriormente.

Representa a forma inicial do jogo na criança, refere-se ao estágio sensório-motor.

É aqui que ela toma consciência de suas novas capacidades, pois cada nova aprendizagem que faz, ela volta a utilizar estes jogos que acabam por formar novos esquemas de ação ou de conduta. O jogo de exercício caracteriza-se pelo puro prazer que por sua vez, traz um significado a ação.

Refere-se ao período pré-operatório dos dois aos sete anos aproximadamente.

Nesta fase a criança ainda encontra o mesmo prazer dos jogos anteriores, porém neste momento ela passa a usar os símbolos. Há então a presença do faz-de-conta onde a criança utiliza outros objetos para simbolizar que está comendo, ou dormindo, ou fazendo qualquer outra atividade.
 
Os jogos simbólicos apresentam uma evolução até a criança chegar aos sete anos de idade.

Ao se aproximar dos sete anos, onde surge o pensamento intuitivo, os jogos passam a ter uma representação mais “fiel” da realidade. Aqui a criança busca coerência nas palavras, no ambiente e na ação, ou seja, ela não vai ao brincar colocar uma boneca muito grande dentro de um berço pequeno, pois sabe que isto não será possível.

No jogo anterior, o símbolo substituiu o exercício, agora a regra vai substituir o símbolo.

Neste momento, a criança alcançou a capacidade de reversibilidade do pensamento operatório concreto. Além disso, há a necessidade dela trabalhar com a atenção, concentração, raciocínio e sorte.

Para haver regras, supõe-se a existência de no mínimo dois indivíduos envolvidos e estas regras podem ser transmitidas ou espontâneas.

Para Piaget o jogo se caracteriza principalmente por:

- O jogo é lúdico;
- A assimilação predomina a acomodação;
- O jogo estrutura-se pela organização mental;
- As regras aparecem com a socialização da criança;
- A imitação permeia a fase inicial do jogo;

MAPA MENTAL CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET


PRINCIPIO INTERACIONISTA


APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO


RELAÇÃO DO INDIVÍDUO









terça-feira, 3 de abril de 2018

PRINCIPAIS CONCEITOS DE PIAGET



Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel9 de agosto de 1896 - Genebra16 de setembro de 1980) foi um biólogopsicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica[nota 1] e fundou a Epistemologia Genéticateoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.[1]

Estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu doutorado, e posteriormente se dedicou à área de PsicologiaEpistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinquenta livros e diversas centenas de artigos.
Piaget também teve um considerável impacto no campo da ciência da computaçãoSeymour Papert usou o trabalho de Piaget como fundamentação ao desenvolver a linguagem de programação Logo.[2] Alan Kay usou as teorias de Piaget como base para o sistema conceitual de programação Dynabook, que foi inicialmente discutido em Xerox PARC. Estas discussões levaram ao desenvolvimento do protótipo Alto, que explorou pela primeira vez os elementos do GUI, ou Interface Gráfica do Usuário, e influenciou a criação de interfaces de usuário a partir dos anos 1980.
Em 1919, viaja para Paris e começa a trabalhar no Instituto Jean-Jacques Rousseau, quando publica os primeiros artigos sobre a criança. O nascimento dos filhos (1925-1931) amplia o convívio diário com a "criança pequena" e possibilita o registro de observações que geram novas hipóteses sobre as origens da cognição humana. Durante sua estadia em Paris, Piaget conhece Théodore Simon, que o convida a padronizar os "testes de raciocínio de Cyril Burt, desenvolvidos nos Estados Unidos, experiência que lhe permitiu delimitar um campo de estudos empíricos: o pensamento infantil e o raciocínio lógico. Como resultado desse trabalho, Piaget é convidado para o cargo de coordenador de pesquisas do Instituto, função que inclui a "Maison des Petits" (Casa das crianças)