Para Piaget, o jogo possui estreita relação com a construção da inteligência. Ressaltando que o prazer que resulta do jogo espontâneo motiva a aprendizagem.
O jogo, enquanto atividade lúdica constitui-se de um caráter educativo tanto na área da psicomotricidade quanto na área afetivo-social, auxiliando na formação de valores como a perseverança a honestidade e o respeito.
Piaget classifica os jogos em três tipos de acordo com as estruturas mentais vista anteriormente.
Representa a forma inicial do jogo na criança, refere-se ao estágio sensório-motor.
É aqui que ela toma consciência de suas novas capacidades, pois cada nova aprendizagem que faz, ela volta a utilizar estes jogos que acabam por formar novos esquemas de ação ou de conduta. O jogo de exercício caracteriza-se pelo puro prazer que por sua vez, traz um significado a ação.
Refere-se ao período pré-operatório dos dois aos sete anos aproximadamente.
Nesta fase a criança ainda encontra o mesmo prazer dos jogos anteriores, porém neste momento ela passa a usar os símbolos. Há então a presença do faz-de-conta onde a criança utiliza outros objetos para simbolizar que está comendo, ou dormindo, ou fazendo qualquer outra atividade.
O jogo, enquanto atividade lúdica constitui-se de um caráter educativo tanto na área da psicomotricidade quanto na área afetivo-social, auxiliando na formação de valores como a perseverança a honestidade e o respeito.
Piaget classifica os jogos em três tipos de acordo com as estruturas mentais vista anteriormente.
Representa a forma inicial do jogo na criança, refere-se ao estágio sensório-motor.
É aqui que ela toma consciência de suas novas capacidades, pois cada nova aprendizagem que faz, ela volta a utilizar estes jogos que acabam por formar novos esquemas de ação ou de conduta. O jogo de exercício caracteriza-se pelo puro prazer que por sua vez, traz um significado a ação.
Refere-se ao período pré-operatório dos dois aos sete anos aproximadamente.
Nesta fase a criança ainda encontra o mesmo prazer dos jogos anteriores, porém neste momento ela passa a usar os símbolos. Há então a presença do faz-de-conta onde a criança utiliza outros objetos para simbolizar que está comendo, ou dormindo, ou fazendo qualquer outra atividade.
Ao se aproximar dos sete anos, onde surge o pensamento intuitivo, os jogos passam a ter uma representação mais “fiel” da realidade. Aqui a criança busca coerência nas palavras, no ambiente e na ação, ou seja, ela não vai ao brincar colocar uma boneca muito grande dentro de um berço pequeno, pois sabe que isto não será possível.
No jogo anterior, o símbolo substituiu o exercício, agora a regra vai substituir o símbolo.
Neste momento, a criança alcançou a capacidade de reversibilidade do pensamento operatório concreto. Além disso, há a necessidade dela trabalhar com a atenção, concentração, raciocínio e sorte.
Para haver regras, supõe-se a existência de no mínimo dois indivíduos envolvidos e estas regras podem ser transmitidas ou espontâneas.
Para Piaget o jogo se caracteriza principalmente por:
- O jogo é lúdico;
- A assimilação predomina a acomodação;
- O jogo estrutura-se pela organização mental;
- As regras aparecem com a socialização da criança;
- A imitação permeia a fase inicial do jogo;
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